Psiquiatras confirmam que as crianças que vão para a cama entre estas horas correm maior risco de desenvolver estes tipos de transtornos mentais

By 22/01/2018Diversos, Filhos

 

Todas as mamães sabem como é importante para o desenvolvimento das crianças, seu sono. Não é para menos que a expressão “as crianças acordam maiores” existe, com certeza inúmeras mães viram isso acontecer pois crianças crescem mais enquanto estão dormindo. Porém, não é apenas o crescimento que é notado, outros processos, como mentais e fisiológicos também são benefícios que ocorrem quando as crianças estão dormindo tempo suficiente.

Quando eu era pequena, lembro claramente da minha mãe nos mandar dormir e não havia conversa, ou dormíamos ou dormíamos, não havia outra escolha. Era claro, tomar banho, colocar nosso pijama, às vezes uma história, apagar as luzes do quarto e minha mãe se certificava que ninguém iria sair do quarto, com algum pretexto para ficar acordado. Hoje em dia vejo alguns pais sendo colocados para dormir pelos filhos e isso é horrível.

Um fenômeno interessante tem ocorrido: o caso é que os pais mandam seus filhos irem dormir e eles ficam até a madrugada mexendo em seus celulares, ou jogando ou simplesmente mexendo na internet, essas coisas acontecem e inúmeras vezes os pais não percebem esse fato, os ciclos de sono das crianças são alterados por essas atitudes.

Alguns dias atrás, a página ‘Por que o se me ocurrió’ declarou que este mau hábito em crianças, (e eu diria que em adultos também), de ir dormir tarde, está causando grandes estragos na saúde mental das crianças.

José Ferreira Belisario, é psiquiatra, ele reconhece que crianças que não dormem direito, demonstram grande falta de concentração, mais ansiedade, dentre oustos distúrbios.

O sono das crianças é de extrema importância, pois o hormônio do crescimento precisa desempenhar suas funções e isso acontece principalmente quando o sono está seu quarto estágio ou quando o sono está profundo. Se as crianças dormem tarde, esse hormônio não tem oportunidade de funcionar corretamente, da mesma maneira que uma criança ao não dormir bem, terá seu rendimento menor, afetando também seu desempenho acadêmico.

É importante reconher que nossos filhos podem ter um problema de saúde sério, se não dormirem na hora correta. É um desafio bem grande colocar as crianças para dormir, ainda mais com tanta tecnologia, para que possamos alcançar esse “objetivo”, nós iremos lhe dar algumas sugestões:

O primeiro passo é estabelecer uma rotina pro seu filho: nossos filhos precisam ter horários regulares, para ver TV, para jantar, tomar banho, ir para cama, fazer suas lições de casa, será cada vez mais fácil. Sua casa deve ficar em sem música alta, os ruídos, devem ser os mínimos possíveis, dessa forma seus filhos irão ficar tranquilos, em paz, e assim, não terão problemas para dormir.
Outro detalhe interessante, é que a cama de seu filho deve ser usada apenas para dormir, atividades devem ser feitos fora do quarto. A criança precisa saber que seu quarto, sua cama, é para seu descanso, dessa maneira, eles irão dormir assim que encostar a cabeça no travesseiro.

Quando chegar a hora de dormir, nossos filhos terão que dormir com a luz apagada, ou uma luz mais fraca que não represente a luz do dia, assim a melatonina fará seu trabalho, dormir de luz apagada é diferente ao dormir com a luz acesa.
A janta antes de dormir, deve ser leve, assim não causará desconforto ou pesadelos na hora de dormir.
Se durante o dia tiveram eventos desagradáveis, problemas ou algo ainda mais grave, primeiro devemos conversar com a criança, ajudá-la a entender e processar o acontecido, ou se não ela terá sonhos inquietos, monstros, lágrimas e recusar-se a dormir.

Se possível, reserve um tempinho pro seu filho antes dele dormir, leia uma história, converse com ele com calma, beije-o, abrace-o e se desejar, ore com ele. Lembro do meu pai dizer: “Sonhe com os anjinhos” e muitas vezes foi verdade.
Uma maneira ótima de ensinar nossos filhos, são pelos nossos atos também, devemos nos cuidar mellhor, nossos hábitos devem ser melhorados, devemos dormir melhor, fará bem a nós mesmo.
Caso você faça toda a sua rotina e ainda sim, seu filho tiver problema para dormir, consulte um especialista em distúrbio do sono. Aqui, o mais importante é lidar com a situação com suas próprias mãos e assumir o controle. Lembre-se: a saúde emocional e mental de seus filhos está em suas mãos.