Principais sintomas da gravidez

A gravidez é um período no qual o corpo da mulher se transforma e se prepara para poder gerar um novo ser. A metamorfose que sofre a mulher faz com que alguns sintomas sejam acometidos dela. Contudo, alguns deles é possível minimizar os seus efeitos. Lembre-se sempre de relatar todo e qualquer desconforto para os seu obstetra, pois é imprescindível o parecer médico.

Conheça os sintomas mais comuns que as mulheres sentem durante a gravidez:

  1. Cansaço
    É um sintoma bem comum e ocorre principalmente no primeiro por causa que o corpo preocupado em poupar energia da mãe para que o bebê possa se desenvolver adequadamente. No terceiro trimestre também é possível sentir cansaço, devido ao peso, a dificuldade de ingestão de ar, pois os pulmões estão comprimidos pelo bebê.
  2. Náusea
    Nem todas as mulheres sentem esse desconforto. Podendo ser mais acentuada no primeiro trimestre, e comumente costuma passar depois desse período. Uma dica é comer de 3 em 3 horas para minimizar esse sintoma.
  3. Mamas doloridas e aumentadas
    A aréola do peito tende a aumentar e a escurecer. Além disso, também há a formação da linea negra na barriga. Tudo isso volta ao normal após parir o bebê, fiquem tranquilas.
  4. Indigestão ou azia
    Esse é outro sintoma comum de algumas gestantes, mas assim como náusea, nem todas sentem. No último trimestre você talvez comece a sentir esse desconforto porque o bebê está comprimindo todos os seus órgãos, inclusive o estomago. A mesma dica da náusea vale para a azia, comer de 3 em 3 horas, coisas leves ajuda a minimizar esse desconforto. Pelo menos funcionou muito bem comigo.
  5. Micção frequente
    Devido à pressão na bexiga, isso pode acontecer sim. Cada vez com mais frequência e com menos líquidos. Importante cuidar para que não gere uma cistite. E também é importante reforçar que mesmo você indo ao banheiro várias vezes aos dias, seu bebê precisa de líquidos. Nada de diminuir a ingestão de água para não ir ao banheiro. Você estará retendo um importante nutriente para a formação do seu bebê.
  6. Dor nas costas
    Com o aumento do peso e a realocação do centro gravitacional da mulher, é normal as mulheres compensarem. Ou seja, acabam criando uma arcadura em suas costas formando a famosa lordose.
  7. Dificuldade para dormir
    A medida que gravidez avança fica mais difícil encontrar uma posição tranquila para dormir. Lembre-se sempre que é importante para a circulação sanguínea do bebê que a mamãe durma virada para o lado esquerdo, pois assim não irá pressionar a principal veia que leva oxigênio para o bebê. Aproveite e abuse dos travesseiros! Eles ajudam a equilibrar a barriga! rsrsrs
  8. Constipação intestinal
    Novamente, a modificação da estrutura corporal para que o bebê se adapte e se desenvolva, faz com que o corpo da mulher sofra algumas interferências. O intestino também acaba sentindo a pressão e peso do bebê. Importante é consumir muita água e também ter uma alimentação mais saudável e rica em fibras.

E você que já está se preparando ou vivenciando esse momento compartilhe sua experiência com a gente!

 

Karin Petermann

Author Karin Petermann

Sou mãe de duas crianças lindas, o Cauê com 7 anos e a Catarina de 2 anos de idade. Sou blogueira há 7 anos e escrevo porque acredito que a maternidade quando compartilhada se torna mais leve e divertida.

More posts by Karin Petermann

Join the discussion One Comment

Leave a Reply