Porque criança tem intolerância à lactose?

intolerância à lactose

As crianças nascem biologicamente prontas para digerir o leite materno. Ele é preparado na medida certa de nutrientes: gorduras, proteínas e carboidratos. Certa vez ouvi uma palestra de um biológo falando que a nossa espécie “Homo sapiens” além de se auto corromper, corrompemos os hábitos de outras espécies. O ser humano foi feito biologicamente para digerir: 1. Leite materno; 2 Durante a amamentação. Além de tomarmos um leite que não é da nossa espécie, oferecemos o leite da vaca para o gato, por exemplo.

 A intolerância é diferente de alergia. Porque a alergia é uma resposta imunitária do corpo sobre um alérgeno, no caso, um alimento. Mesmo que seja consumido pequenas quantidades de alimentos, sintomas comuns como coceiras e erupções podem se manifestar. Uma criança até pode ser intolerante à lactose, e não apresentar sintomas.

Porque a criança desenvolve intolerância à lactose? A resposta simples é porque o corpo dela parou de processar o açúcar do leite, chamado de lactose. Para que o corpo faça a digestão correta, é preciso que seja produzido uma enzina que “quebre” a lactose. Pessoas que tem insuficiência para fazer essa quebra do açúcar do leite, desenvolverão intolerância a lactose e isso vale para adultos e crianças.

A intolerância a lactose é descoberta através do exame de sangue. Nesse exame é feita uma coleta em jejum e depois a criança toma um líquido com alta concentração de lactose. A coleta é feita a cada 30 minutos, totalizando 5 coletas (contando com a primeira em jejum).

O exame é analisado pelo pediatra que dependendo do caso irá indicar uma dieta restritiva com a possibilidade de eventuais vezes tomar um remédio para controlar a intolerância à lactose.

Em crianças até dois anos, é comum que a intolerância à lactose desapareça, sinalizando apenas uma imaturidade do sistema digestivo dela. Mas há casos, que podem perdurar a vida toda.

Como falei antes, o pediatra poderá recomendar uma dieta restritiva de alimentos que contem lactose. Vários alimentos possuem lactose na sua composição: bolachas e pães nunca mais poderão ser comprados sem olhar na embalagem antes. O ideal é que você acostume ler as informações nutricionais de cada alimento antes de oferecer para o seu filho. Isso fará diferença no tratamento dele. Quanto mais certinho você seguir no início, mais fácil será de controlar a doença.

Tudo é um processo! À medida que o quadro de intolerância for diminuindo o médico poderá indicar, numa certa idade, introduzir lentamente a lactose na sua dieta.  De maneira que possa comprovar se a intolerância já foi superada ou não. Em caso negativo, a dieta livre de lactose teria que voltar para proceder novamente a sua introdução após algum tempo.

 

Karin Petermann

Author Karin Petermann

Sou mãe de duas crianças lindas, o Cauê com 7 anos e a Catarina de 2 anos de idade. Sou blogueira há 7 anos e escrevo porque acredito que a maternidade quando compartilhada se torna mais leve e divertida.

More posts by Karin Petermann

Leave a Reply