Pais devem ficar atentos a doença “mão-pé-boca” surto em creches e escolas.

By 11/03/2018Diversos, Filhos, Saúde

 

Esta virose, é contagiosa, e os pais devem ficar atentos aos sintomas, chamada “Doença mão-pé-boca” . Que muitas vezes é tratada como “alergia”

O alerta é para os pais de crianças em creches e pré-escola, e que geralmente ataca crianças de até 5 anos. Este vírus está no sistema digestivo e pode provocar sintomas como estomatite.

Os sintomas mais comuns Doença mão-pé-boca são febre, dor de cabeça e falta de apetite e garganta inflamada.Mas o principal sintoma é o desenvolvimento de coceira com bolhas muito pequenas nas mãos e nos pés, e muita dor quando tocado.
Por ser contagioso, todo o cuidado é pouco, ele pode infectar outras crianças atraves das secreções das vias respiratória, secreções das feridas das mãos e dos pés e pelo contato com fezes dos pacientes infectados.

Beijinhos, contato com catarro, dividir copos, brinquedos, roupas e obejtos, deve-se evitar.

Dr. Drauzio Varela, diz que o mais preocupante é o grau de desidratação que eta virose pode levar a criança. A mais comum é a desidratação secundária a odinofagia intensa causada por úlceras orais dolorosas. devem ser tratados com analgésicos e hidratação oral. Ingestão de líquidos frios.

Não existe vacina de prevenção, assim como outras viroses ele tente a regredir de forma espontânea, a melhor forma é intensificar a higiene do seu filho. Conforme explica o site MD Saúde, crianças contaminadas devem ficar em casa, até que todos os sintomas desapareçam

Nas creches o maior cuidado é na higiene das mãos na hora de trocar as fraldas, para que não se transmita o vírus para outra criança.Os brinquedos também devem ser lavados com frequência.