Mãe amamenta filho na hora do parto e gera Polêmica “pode ou não pode”?

By 11/04/2018Diversos, Filhos, Gravidez

 

A fotógrafa Maegan Dougherty, dos Estados Unidos, registrou um momento muito especial quando a mãe está em trabalho de parto e amamenta sua filha mais velha , de 2 anos, e gera polêmica.

As fotos foram tiradas em dezembro de 2016, mas recentemente voltaram a fazer sucesso na internet. Maegan, compartilhou o ensaio fotográfico nas redes sociais, relatou que a pequena de 2 anos, estava muito feliz por poder ficar com a mãe, ela lembrou que o ato de amamentar tornou as contrações mais longas e intensas.Muitos seguidores elogiaram o trabalho, mas também teve aqueles que questionaram a prática.

Mãe pode amamenta durante gestação?

Essa dúvida sempre surge assim que a mãe engravida ainda amamentando.Precisamos entender. “Amamentar eleva a prolactina, um hormônio que ajuda a aumentar a produção de leite e que, muitas vezes, pode dificultar a ovulação, fazendo com que a mulher não menstrue regularmente. Então, ela pode ter dificuldades para engravidar – principalmente quando falamos de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses”, explica Wagner Rodrigues Hernandez, mestre em obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

“Amamentar é um processo que envolve uma demanda nutricional muito grande e a mãe precisa comer bem. Quando ela está grávida, ela também precisa manter um bom aporte nutricional”, comenta o médico.

Para unir as duas coisas, é necessário muito cuidado, para que se transmita os nutrientes necessários para o bebê que está na barriga em desenvolvimento.

O obstetra explica que quando o útero fica maior, quando o bebê faz a sucção o útero se contrai. Isso pode levar a ter maior chance de um parto prematuro.
. “O ideal é que a mulher não engravide amamentando – pelo menos quando falamos do aleitamento exclusivo. Agora, amamentando duas, três vezes por dia, vemos que isso não deve influenciar”, afirma Hernandez.

Amamentação durante trabalho de parto:

Quando o bebê faz a sucção o mamilo faz com que a mulher tenha contrações, nesse aspecto, pode ser positivo se ela conseguir ter mais contrações durante o trabalho de parto, mas não é algo comum.

O especialista salienta uma curiosidade: antigamente, quando o médico precisa fazer um exame de cariotocografia, para medir a frequência cardíaca do bebê, eles estimulavam os mamilos da gestante, para que ela tivesse contrações.Mas é bom deixar claro que todas estas questões devem ser levadas ao seu obstetra que acompanha a sua gestação para que ele possa lhe orientar corretamente para o que melhor para a mãe e para o bebê.

Veja a sequência de fotos:

Big sister came to visit at the hospital while mama was laboring.

A post shared by Maegan Dougherty (@maegandougherty) on

Born!

A post shared by Maegan Dougherty (@maegandougherty) on

Brand new, fresh baby, all vernixy. On mommy's chest with daddy's hand on her back.

A post shared by Maegan Dougherty (@maegandougherty) on

Daddy and his baby girl 💗

A post shared by Maegan Dougherty (@maegandougherty) on