Foto de bebê síria em estado de desnutrição choca o mundo ao expor horrores da guerra

By 01/12/2017Diversos, Filhos, Saúde

A Guerra Civil Síria não só contabiliza inúmeros refugiados que se espalham ao redor do mundo em busca de um futuro e de um lugar melhor. Há incontáveis mortos e feridos, tantos que é difícil saber exatamente ao certo quantos são. Um terror que se espalhou por diversas regiões e que o mundo assiste, muitas vezes, de braços cruzados. Ser um sírio, hoje, é sinal de luta, perseverança; de olhar para frente sem saber qual será o próximo passo a ser tomado.

Vidas inocentes se perderam e tão drasticamente que foram capazes de chocar pessoas de todos os continentes, raças e credos.

Bebê síria em estado de desnutrição grave:

Uma delas foi a da pequena, Samar Dofdaa. Segundo o jornal britânico “The Independent”, ela foi levada pelos pais com apenas 34 dias de vida para um hospital na cidade controlada por rebeldes de Hamouria, na região oriental de Ghouta, nos arredores de Damasco. Essa foto foi tirada no último sábado e mostrou a recém-nascida desnutrida e em condições desumanas.

É possível perceber que ela não tem forças para chorar ou simplesmente para respirar. Os médicos e enfermeiras a pesaram e perceberam que ela tinha apenas 1,925 quilos. Segundo o jornal, infelizmente a pequena morreu no dia seguinte. Yahya Abu Yahya, um médico na região, disse à AFP que muitas crianças foram examinadas nos últimos meses com sinais de graves desnutrição; com a forma moderada da doença; e com deficiências nutricionais, bem como diversos outros sintomas.

Ele falou ainda que Samar Dofdaa não foi amamentada pela mãe porque ela não tinha comida suficiente para produzir leite. Desejamos força para esse povo que há tanto tempo vem lutando para sobreviver. E que a sociedade e principalmente as potências políticas tenham um olhar mais delicado sobre eles, buscando soluções.

Foto: Reprodução/ AMER ALMOHIBANY / AFP

Fonte: O Globo