Foi retirado de grávida dois miomas gigantes aos 12 meses de gestação – Bebê nasceu Saudável

By 09/04/2018Diversos, Filhos, Gravidez

 

O bebê nasceu saudável depois que a mãe foi operada aos 12 meses de gestação para tirar 2 miomas gigantes.

A pequena Sofia nasceu com 38 semanas de gestação de parto cesariana, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Ela nasceu saudável e não se distingue de nenhum outro bebê que nasceu no mesmo dia.
Quando a mãe da bebês chegou as 12 semana de gestação, os médicos precisaram operar para retirar dois miomas gingantes cada um deles tinhas mais de um quilo.

“Esta foi uma gravidez de risco porque existiam miomas gigantes, que condicionam o crescimento do feto, podem provocar dores e mesmo abortos”, explica ao CM Alexandre Valentim-Lourenço, coordenador da Unidade de Uroginecologia do hospital.

Os tumores tinham de 16 a 18 centímetros, normalmente quando a mulher tem estes tumores se retira antes de engravidar, mas este caso foi diferente, foram retirados durante a gestação, o especialista contou que na unidade hospitalar foram feitas apenas três ou quatro cirurgias deste tipo,

“Nestes casos, há o risco de haver uma hemorragia muito grande e termos de retirar o útero e o bebé. Há também o risco de complicações, à medida que o útero cresce, porque tem uma cicatriz e pode rasgar-se”, afirma Alexandre Valentim-Lourenço, destacando que este foi um caso feliz.

“Chegamos a uma altura em que o bebé é perfeitamente viável e esta mulher poderá, em princípio, voltar a engravidar”, disse o médico.