ESTUDO REVELA: BEBÊ DEVE DORMIR NO QUARTO DOS PAIS ATÉ 1 ANO

By 03/12/2017Diversos, Filhos, Gravidez

A Academia Americana de Pediatria acabou de lançar novas recomendações para que o bebê tenha um sono seguro.

Muitas das orientações já são conhecidas dos pais, como:

1- colocar o bebê para dormir com a barriga para cima.

2-não colocar nenhum objeto no berço, como um travesseiro.

3-colocar o bebê para dormir em um colchão mais duro.

E assim por diante, porem a AAP fez uma nova recomendação.

Nova Recomendação: colocar o bebê para dormir no quarto dos pais até os 12 meses de vida.

A nova orientação traz alguns cuidados, e orientações,  o bebê deve dormir perto dos pais, mas em uma superfície diferente. Pode ser aquele berço adaptado para ficar acoplado em um dos lados da cama dos pais ou colocando o berço do bebê ao lado da cama dos pais.

Esta atitude faz o risco de morte súbita do bebê diminuir pela metade até os 6 primeiros meses.

Os pediatras afirmam que o ideal seria colocar o bebê para dormir no quarto dos pais até completar um ano, porém, o tempo mínimo para o pequeno ficar no quarto com os papais é até os seis meses, póis, os primeiros seis meses são a fase em que o risco de morte súbita é maior.

Segundo a AAP, alem de diminuir o risco de morte subita, colocar o bebê para dormir no quarto dos pais facilita a amamentação. A orientação é que as mães amamentem o bebê em suas camas e depois de pôr o pequeno para arrotar o coloquem de volta para o berço ou para o “berço acoplado”.

Também destaca que os bebês NUNCA devem dormir no sofá ou em uma poltrona de amamentação. E que a mãe só deve amamentar o bebê no sofá ou poltrona de amamentação quando não estiver com sono. Isto porque quando a mãe amamenta com sono há o risco dela acabar dormindo. E o risco de morte súbita é muito menor quando a mãe dorme amamentando na cama do que quando dorme amamentando na poltrona de amamentação ou no sofá.