Cuidados básicos com um recém-nascido

By 20/07/2017Filhos
recém nascido

O recém-nascido chega em casa e muitas vezes não sabemos muito bem como lidar com ele. Vale ressaltar que recém-nascido são considerados bebês que tem até 28 dias. Ele é novinho, não fala, chora, come e dorme. Parece tudo simples, basta colocar o peito na boca que o bebê vai mamar, ou então, trocar as fraldas sempre que estiverem sujas. Mas o medo, fica aonde? É natural que a mãe não se sinta totalmente segura com relação à alguns cuidados do bebê. Separei 5 dicas para lidar com as situações comuns e inusitadas:

  1. Banho do bebê

Antes de dar banho no bebê, prepare todas as coisas que você vai precisar. Se você vai usar água do chuveiro, já pode deixar o balde (específico para esse uso) enchendo. Deixar próximo de onde você vai trocar as mudas de roupas, toalhas e fraldas é muito importante. A água, você pode testar com as costas da mão ou cotovelo.

Não precisa encher muito a banheira, cerca de um palmo de água é suficiente. Procure sempre manter o bebê apoiado em uma das suas mãos, enquanto com a outra você o lavar. Sabonetes líquidos nessa hora são bem-vindos. Normalmente eles têm um dispenser que vai facilitar na hora de pegar.

Procure sempre utilizar produtos neutros, sem muitos cheiros. Você pode até utilizar o óleo para hidratar a pele do bebê.

  1. Cordão umbilical

Na maternidade eles vão te ensinar a cuidar direitinho dele. Não tem muito segredo e não precisa ter medo dele. Ele vai secar, ficar preto e cair. O tempo pode variar de 7 a 21 dias. Deve limpar a cada troca de fraldas com álcool 70% e um cotonete. Procure manter sempre seco e limpo, assim vai cair mais rápido.

Outro detalhe, se perceber que o cordão umbilical está ficando vermelho, quente e saindo pus, procure o pediatra para uma avaliação profissional. Isso pode simbolizar uma complicação na região.

  1. Troca de fraldas

As trocas de fraldas devem ser feitas com periodicidade. Sempre que o bebê fizer cocô é necessário trocar. Mas eles podem demorar para fazer o número dois e então o ideal é trocar no máximo a cada 4 horas, porém isso vai depender da marca e da qualidade da fralda que você estiver usando. As fraldas de pano modernas você vai começar a perceber os hábitos do seu bebê e a necessidade de trocar elas. Evite deixar o seu filho com a pele muito úmida, pois isso pode contribuir para o surgimento de assaduras.

  1. Sono do bebê

Um recém-nascido dorme cerca de 16 a 18 horas por dia. Sendo que nos primeiros 20 minutos, o sono é leve e agitado. A medida que o tempo passa, torna-se um sono profundo. Geralmente, o bebê acorda de 3 em 3 horas para se alimentar – mas isso é relativo de bebê para bebê. Depois de se alimentar, troca de fraldas, normalmente, volta a dormir

  1. Segurança

Pela lei brasileira, todo bebê deve ser transportado no equipamento de segurança apropriado para a idade. Dessa forma, os bebês recém-nascidos devem ser colocados no bebê conforto desde o primeiro dia que andarão de carro, ou seja, o dia que saírem da maternidade.

Uma dica super importante para facilitar na primeira vez que você vai utilizar o bebê conforto com o seu filho: treine antes. Utilizar uma boneca “tamanho real” para treinar colocar o bebê, apertar o cinto de segurança nele e tirar. Outro dia, passei no hospital pegar um raio x e tinha um casal de pais perdidos tentando colocar o filho no bebê conforto. Desde esse dia percebi como é importante saber utilizar o equipamento corretamente, antes do bebê nascer! 😀

Espero que tenham gostado das dicas. Se ficou com alguma dúvida ou quer complementar alguma informação, fique à vontade em comentar logo abaixo! Prometo responder! ?

Karin Petermann

Author Karin Petermann

Sou mãe de duas crianças lindas, o Cauê com 7 anos e a Catarina de 2 anos de idade. Sou blogueira há 7 anos e escrevo porque acredito que a maternidade quando compartilhada se torna mais leve e divertida.

More posts by Karin Petermann

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply