Cuidado tomar Mamadeira deitado pode CAUSAR doença no ouvido das crianças

By 11/03/2018Diversos, Filhos

Estudo diz que tomar MAMADEIRA deitado tem risco maior de otite nas crianças.

O risco ocorre pelo acesso de bactérias e vírus com ouvido.O portal Estadão em entrevista com especialista, conta que esta atividade comum de dar a mamadeira para a criança deitada aumenta os casos de otites.
O canal da trompa auditiva esta conectado com as narinas ao ouvido médio ( onde esta a membrana timpânica) e ela tem leva o ar ate o aparelho auditivo.

O ar é responsável por propagar o som no ouvido. Conforme entrevista ao Portal Estadão, o pediatra do Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (cejam), Mário Bracco, diz que quando o bebê toma a mamadeira deitado facilita que o líquido ingerido, em uma possível regurgitação da criança possa ir para a trompa auditiva, e levar vírus e bactérias ao ouvido

Mário explica, que a regurgitação de leite até o primeiro ano é normal. Mas também alerta que quando o líquido na trompa auditiva, a região se expande e isto favorece a entrada de vírus e bactéricas até o aparelho auditivo. Por este motivo as crianças não devem tomar mamadeiras deitadas. Porém para as crianças de mamam no peito, deve mamar deitada, porque os bebês precisam fazer mais força para mamar no peito e este movimento na musculatura fácil impede que o leite vá para o ouvido.E também o leite materno tem substâncias protetoras que ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico da criança.

O sintomas de otite são dores no ouvido, perda do apetite e da força para mamar, febre alta e fraqueza. Ela pode ser de origem bacteriana, viral e até por ambas.

Mário ressalta que as otites em crianças possuem outros fatores para sua causa não somente o fato de toma mamadeira deitado. Entre os outros fatores estão: predisposição genética e até pelo tabagismo dos pais. O melhor antídoto é dar a seu filho o leite materno, porque ele tem antibióticos, e também pelo fato da criança fortalecer a musculatura facial.

A UNICEF recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Mas o leite materno tem grandes fontes energia, proteína e outros nutrientes, então pelo menos até dois anos é recomendável. ” Desmame aos dois anos não é regra obrigatória. Ele pode ocorrer antes ou depois e deve ser de acordo entre a mãe e a criança, explica Mário.