Colo para o bebê – Será que ele vai ficar mal acostumado?

By 10/07/2017Filhos
mamae com bebe no colo

Existe uma teoria chamada teoria da extero-gestação, nela afirma-se que o desenvolvimento do bebê necessita de mais três meses para que seja completo. Porém o bebê ficaria muito grande e não passaria no canal vaginal, então ele precisa terminar seu amadurecimento foram da barriga da mãe. Nessa teoria, uma das coisas fundamentais seria o colo para o bebê.

O colo fornece ao bebê a essência da sua vida. Está próximo ao coração e consegue ouvir a batida do peito de sua mãe – barulho que já estava acostumado desde a barriga – então ele se acalma. Além do que, fica muito próximo da sua fonte de nutrição. No colo, o bebê poderá se alimentar sempre que quiser.

Certamente você já ouviu a expressão “no berço tem espinhos”, o bebê tem a necessidade de estar próximo a mãe, sim, porque ela fornece segurança. Estava grudada com ela durante nova meses e de repente cai em um mundo frio, cheio de luzes e barulhento? Isso lhe causa temor e o colo da mãe, irá lhe tranquilizar.

Dificilmente o bebê irá querer só o colo da mãe. Essa necessidade maior é nos primeiros três meses, depois disso, eles já começam a ver melhor e também querer interagir com o meio onde vivem. Querem explorar os objetos e até mesmo começar a rolar pelo chão.

No início, a necessidade de colo também tem a ver com a auto-regulação do bebê. Como falei, o bebê estava em um outro ambiente que era muito diferente do qual ele está hoje. Então além de se adaptar com as luzes, barulhos e etc, o corpo dele também precisa se acostumar e se autorregular – seus batimentos cardíacos e sua temperatura corporal, por exemplo.

Pegar um bebê no colo é quase sinônimo de embalar. Mesmo se estamos conversando com outra mãe que ela está com o bebê no colo, nós começamos a embalar naturalmente o bebê como se estivesse no nosso próprio colo. Isso é engraçado, não é mesmo? Mas isso é natural. O fato de embalar o bebê e ele gostar é porque dentro da nossa barriga era poucos os momentos em que ficamos paradas. Estamos em constante movimento e para o bebê era como se nós estivéssemos embalando, desde quando ele estava no ventre. Quando eles saem, advinha? Querem continuar sem embalados.

Dar colo para o bebê dificilmente vai mimá-lo. Colo é sinônimo de amor e carinho. Aproveite segurar seu filho enquanto ele ainda cabe nos seus braços. O tempo passa rápido demais e quando você ver, ele vai estar correndo e bem mais pesado. Bom, se os braços estiverem cansados, quem sabe você possa utilizar os slings. São ótimas opções para carregar os bebês e eles gostam muito de estar neles, acredite!

Karin Petermann

Author Karin Petermann

Sou mãe de duas crianças lindas, o Cauê com 7 anos e a Catarina de 2 anos de idade. Sou blogueira há 7 anos e escrevo porque acredito que a maternidade quando compartilhada se torna mais leve e divertida.

More posts by Karin Petermann

Leave a Reply