Cena em “O Outro Lado do Paraíso” NÃO é indicada por pediatras: AMAMENTAÇÃO CRUZADA

 

A cena da novela da Globo “O outro lado do Paraíso” chamou atenção dos pediatras, e fazem um alerta sobre Amamentação Cruzada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a amamentação cruzada, não é recomendada. Os especialistas afirmam que está prática é muito perigosa e contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cena da Novela foi ao ar na terça-feira (27), na cena a personagem Susy, vivida pela atriz Ellen Roche, aceita amamentar um bebê que é filho de outra personagem.
O risco da amamentação cruzada, é de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDs, principalmente para as crianças.

Em nota a SBP informou que a sugestão feita na novela, de que existe leite fraco também esta incorreta.
“É importante destacar que a amamentação deve ser estimulada, pois é o único processo natural que garante acesso ao alimento completo e mais adequado para as crianças. Por isso, deve ser oferecido, de modo exclusivo, nos seis primeiros meses, podendo ser complementado a partir de então”, orienta a Sociedade.

Lembrando ainda que criança, que a criança pode receber leite de outra mulher. Porém este leite deve ser oriundo de uma doação de um banco de leite humano, onde existe tratamento que o deixa livre de qualquer possibilidade de transmissão de doenças.