Campanha da Prefeitura de Quaraí Gera Polêmica: “Só tenha os filhos que puder criar”

By 17/05/2018Filhos, Gravidez, Mãe, Pai, Saúde

A iniciativa dividiu a opinião das pessoas: enquanto umas elogiaram, outras criticaram, afirmando que se trata de uma afronta aos direitos reprodutivos.

A campanha de final de 2017 da Prefeitura de Quaraí, Rio Grande do Sul que tem 24 mil habitantes, gerou polêmica nas redes sociais. A prefeitura colocou um outdoor próximo ao hospital com a foto de uma criança pensativa com a seguinte mensagem: “Só tenha filhos se puder criar. Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! A escolha é sua“.

A campanha também foi publicado na página do Facebook da Prefeitura acompanhada de dados que ressaltam a importância do planejamento familiar. “Pesquisas apontam que 55% dos relacionamentos que geraram filhos não planejaram e não estavam preparados para a gestação. 75% dos jovens que tiveram filhos em seus relacionamentos estão fora da escola e sem perspectivas de carreira profissional”.

A postagem dividiu a opinião dos internautas: alguns elogiaram a ação, mas outros fizeram críticas.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas mostraram que são a favor da campanha, afirmando que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza métodos contraceptivos – como camisinhas e pílulas anticoncepcionais. “Parabéns! Isso deveria ser uma campanha nacional! (Obviamente acompanhada de conscientização sobre parentalidade responsável e medidas para o pleno acesso à contracepção)”, ressaltou Mônica Rosa.