Bebê sobrevive após aspirar bexiga ” caso único no mundo”

By 01/03/2018Diversos

 

Este caso aconteceu em São Paulo, a bebê sobrevive depois de aspirar uma bexiga, este é o único caso no mundo.

Em entrevista a revista CRESCER, a mãe do bebê contou que a criança, Mário Archangelo Damasceno Neto brincava em seu berço quando a mãe chegou, e percebeu que o menino estava engasgado.”Na hora, peguei meu filho no colo e saí correndo – literalmente – para o hospital, que, por sorte, ficava a apenas dois quarteirões de casa”, contou Lívia Martins Pereira mãe do bebê.

“Quando cheguei lá, ele estava desmaiado e roxo. Cheguei a pensar que estava morto”, lembra. Naquele momento, ela desconhecia o motivo do engasgo. “Eu não sabia que era uma bexiga”, explica a mãe.
Ela levou o filho para o hospital das Clínicas da USP, e de lá ele foi encaminhado para o Hospital Infantil Sabará(SP), onde o pequeno passou por uma cirurgia.

De acordo com a médica responsável pelo caso, os riscos de morte em situações como essa são de 100%. Mãe diz: “Agora, é 99,99%”

Segundo a médica responsável pelo caso, a Pediatra Saramira Bohadana, o caso de Mario foi o único registrado de sobreviver após engolir uma bexiga.
. “Não há nenhum outro caso registrado na literatura médica mundial. Conversei com os maiores experts em cirurgias desse tipo e todos ficaram espantados pelo fato dele ter escapado. Isso só aconteceu porque a mãe foi muito rápida e porque, quando ele chegou ao hospital, a equipe tentou entubá-lo e a bexiga escorregou para o esôfago”, afirmou.


O pequeno foi operado por um especialista Bohadana e pelo broncoscopista pediátrico Ascédio Rodrigues, eles usaram uma pinça para retirar a bexiga do esófago do menino. Ele precisou ficar sedado, mas quando acordou chorou, e vomitou algumas vezes e rejeitou o peito da mãe.
Mas na semana seguinte ela já estava mamando e começou a sorrir novamente.”Só então fiquei aliviada. Era o presente que eu estava esperando”, disse a mãe.

Os balões de látex parecem inofensivos, as crianças adoram, eles são muitos usados em aniversários de crianças, e também distribuídos em lojas, mas existe uma grande perigo que muitos pais nem imaginam. O risco de MORTE é de 100%.

A criança asfixiada tem parada respiratória, o cérebro fica sem oxigênio e, em questão de minutos, acontece o óbito”, explica a otorrinolaringologista que atendeu o pequeno Mário. Para ela, esse objeto deveria ser proibido e ficar totalmente fora do alcance de crianças, especialmente as menores de 2 anos. O mesmo recado vale para pipocas e amendoins, alimentos com alto potencial de causar engasgos.

“Os médicos me disseram que as chances de morte são 100%. Agora, meu filho sobreviveu e a estatística melhorou: está em 99,99%. O mais importante é que ele saia daqui bem. Não vou para casa sem ele”, afirmou.

Na casa da família, os balões não aparecerão tão cedo. “Bexiga não é brinquedo de criança. Pode matar. Se eu soubesse, jamais deixaria que meu filho brincasse com uma. Agora, nunca mais”, diz a mãe, já que nem mesmo a avó, que cuidava do bebê naquele momento, conseguiu evitar o acidente. “Minha mãe (a avó do menino) agiu rapidamente, gritou e eu corri. Ela foi uma das peças chaves para o meu filho estar vivo”, conta a mãe a revista CRESCER.

 

Pessoal …..passando para alertar…meu filho engoliu uma bexiga…aí começou a ficar sem ar…teve uma parada respiratória…ficou todo roxo…aí levei o para o HOSPITAL DAS CLÍNICAS HC USP …consegui chegar em 2min ….chegou em parada respiratoria..não chegando a ter uma parada cardíaca…..que e muito mais grave……..a equipe de urgência do INSTITUTO DA CRIANÇA foi ótima…entubaram o meu filho e ele voltou a respirar….Depois de muita…mas muita dificuldade..Sedaram para que ele não sofresse… pois foi um trauma muito grande…fez uma broncoscopia e então foi retirado uma bexiga inteira… .ele ainda vai precisar ficar alguns dias entubado na UTI.. sedado ..sem acordar…para cicatrizar a traquéia. ..pois correu risco de infecção generalizada…muito grave o caso…Além de ter desenvolvido…. por causa do pózinho da bexiga… uma pneumonia química…Então alerto : BEXIGA NUNCA MAIS…Aí chegando no outro hospital em que foi transferido…os médicos da otorrino e cirurgia torácica. ..que fizeram a retirada da bexiga…passaram a informação de que a mortalidade por asfixia por balão em crianças chega a 100% …NÃO DÁ TEMPO DOS BEBÊS CHEGAREM VIVOS AO HOSPITAL…agora a estatistica melhorou..está em 99,99%…O Cirurgião. …que há anos trabalha com retirada de corpo estranho em pediatria …disse que a bexiga é o brinquedo que mais mata criança…e que existem países em que ela e proibida ou tem uso restritivo….na estatística pessoal dele….meu filho foi o primeiro e único a sobreviver até agora…Meu bebe agora está se recuperando… mas se eu não tivesse agido em tempo habil poderia teria morridoE princialmente….se não existisse hospital ao lado da minha casa … com medicos altamente competentes e com experiencia…..ele não sobreviveria…Por favor …..espalhem essa mensagem: BEXIGA NÃO É BRINQUEDO PRA CRIANCA..BEXIGA PODE MATAR…VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS!!!

Posted by Livia Pereira Martins on Friday, September 25, 2015