A chegada do segundo filho

By 10/05/2017Filhos
segundo filho

A chegada do segundo filho é um momento muito especial e aguardada. Todos em casa ficam ansiosos para conhecer o bebê. Mas ao mesmo tempo, existe outra expectativa, como o irmão mais velho irá reagir ao encontrar o irmãozinho? Como será seu comportamento com relação a ele? Ao mesmo tempo que esperamos que ele aceite tranquilamente a vinda do bebê, sabemos que o filho mais velho pode ter ciúmes e é preciso ajuda-lo nessa transição e adaptação.

A rotina familiar sofrerá adaptações. E toda mudança gera um pouco de instabilidade e por isso é importante conversar com a criança como será a nova dinâmica. Quando forem colocar ele dormir, deixar ele acariciar a barriga, cantar para o bebê, aproveitar esse momento e começar a sonhar a chegada do bebê. Colocar situações que irão acontecer e prepara-lo.

Reforçar seu amor por ele também é fundamental. Eles se sentem inseguros e com a impressão de que você não os ama mais. Explicar para eles que mesmo que o bebê exige que você tenha que amamentar e cuidar, você vai conseguir brincar com ele e também ver seus desenhos. Quando o bebê nascer, procurar oportunizar esses momentos, de vocês três juntos. Enquanto o filho mais velho brinca, você pode segurar o bebê no colo e todos “fazerem juntos’ uma atividade em comum. A presença real é mais importante estar lá sem estar de mente presente.

Compreenda que o ciúme é comum e que você vai precisar lidar com isso muitas vezes. Seu filho vai quer sua atenção em uma hora não tão adequada para você, converse com ele e explique que assim que você terminar aquela situação, estará dando atenção necessária. Claro que dependendo a situação, você vai precisar parar o que está fazendo. Não precisa pirar o cabeção… Você vai conseguir conciliar tudo!

Reparou que a todo momento comentei sobre conversar com seu filho, sobre sonhar e dialogar com ele. A criança estando preparada para a chegada do bebê vai fazer com que ela se sinta segura em meio a nova rotina familiar. O importante é você estar com ele. Converse com seu esposo e coloque as situações que te afligem, pergunte como ele poderá te ajudar (não vá dando pitacos, espere ele assimilar que a mudança).

Quando uma amiga quiser te visitar, explique para ela que seria importante para você que ela desse atenção primeiro ao filho mais velho e depois o bebê. É uma maneira da criança sentir que ela ainda é importante, não apenas para você como também para as pessoas que estão à sua volta.

Diga e demonstre a importância que seu filho tem para você, para sua família e para o bebê. Essa é a melhor maneira de preparar seu filho para a chegada do irmão mais novo!!!

 

Karin Petermann

Author Karin Petermann

Sou mãe de duas crianças lindas, o Cauê com 7 anos e a Catarina de 2 anos de idade. Sou blogueira há 7 anos e escrevo porque acredito que a maternidade quando compartilhada se torna mais leve e divertida.

More posts by Karin Petermann

Leave a Reply